18 de junho de 2013

Escritores iniciantes: Danielle Sampol.

     Está será a quarta oportunidade que temos de entrevistar e abrir espaço no blog para algum escritor novato. Neste caso nossa entrevistada recebe pouco apoio da família e um dos objetivos desse projeto é exatamente de incentivar a escrita dessas pessoas que não tem apoio.
     Apresento-lhes a Dani.

Sobre...
    A escritora:
- Danielle de Oliveira Sampol, 38 anos. 
- Reside no Rio de Janeiro - RJ.
- Nome que utiliza para assinar seus livros: Danielle Sampol.

Como uma geminiana legítima, sou uma pessoa tagarela e empreendedora, sempre gostei de ler, mas assumo que fiquei muito tempo parada devido ao esporte, sou faixa preta de Taekwondo e pratico a modalidade há 20 anos. Até pouco tempo competia, hoje sou treinadora de uma equipe. Tenho uma filha linda e um esposo dedicado.

- Links de páginas no Facebook e o blog para seguir:
Blog do livro Aldeia de Santo Pedro;
Página no Facebook do livro;
Página da Dani no Facebook.

Entrevista...


1.  Esta é sua primeira entrevista a algum blog, ou você já fez outras?

Primeiramente gostaria de agradecer a oportunidade que o seu blog está me dando. SIM, é a primeira vez que eu sou entrevistada.

2.  Quando você teve a ideia de começar a escrever houve algum motivo especial para isso, alguém da família que já escrevia ou te incentivava a ler, ou você só queria colocar algumas ideias no papel? Conte-nos um pouco sobre sua experiência.

 O gosto pela leitura veio de criança e escrever foi uma iniciativa própria. Minha família e alguns amigos acham uma piada o fato de eu ser uma escritora, minha mãe que sempre gostou de ler, ainda não leu meu livro, e disse que não vai ler enquanto não estiver no papel (ela alega que ler no monitor cansa). Meu pai só diz que é legal, meu marido não curte ler ficção. Só conto com o apoio de amigos não tão próximos.
Sobre o projeto do livro:
Inicialmente a ideia partiu de uma imaginação de criança, sabe como é, toda criança tem um amigo imaginário, daí o amigo puxou outro amigo que puxou outro e acabei sem querer, construindo um enredo de livro.
Tudo isso se passou quando eu tinha 13 anos de idade, mas somente aos 37, eu criei coragem para colocar no papel, meus pensamentos. Não tive muita dificuldade porque eu já tinha as cenas na minha cabeça, durante anos só precisei transcrevê-las. Acho que o grande desafio vai ser quando acabar de escrever a história e começar novos projetos.

3.  Quantos livros você já escreveu?

 Só tenho um livro finalizado (o 1º da trilogia), o titulo é Aldeia de Santo Pedro (subtítulo: Água) com 245 páginas.
Estou escrevendo a metade do 2º Livro (continuação), chama-se “Refúgio”, já tenho todo o roteiro escrito no caderno, só preciso digitar e a estimativa é de aproximadamente 200 páginas, ou mais (rsrsrs). O Livro 3 se chamará “Retorno” (último livro da trama –Aldeia de Santo Pedro) também conta com o roteiro no caderno.

4.  Qual o gênero de seus livros?

 Romance, fantasia, ficção, sobrenatural ...

5. Você se inspirou em algum outro autor, ou autora, para escrever seus livros?

Tenho um jeito próprio para escrever e sempre apostei mais em ação do que detalhes, e só posso dar os créditos a grande autora. Cassandra Clare (The Mortal Instruments) e Nalini Singh (Guild Hunter series). Eu leio muito literatura estrangeira, não tive muita oportunidade de ler obras de autores brasileiros, mas não significa que eu seja preconceituosa, assim que dispor de tempo vou ler.

6. Já tentou publicar algum de seus livros seja por conta própria ou enviando para uma editora?

 Eu fiz contato com uma editora e ela me respondeu dizendo que por enquanto não tem espaço para obras nacionais...etc... etc...
Sei que o universo dos autores iniciantes é difícil, ainda não tive muitas portas fechadas porque acabei o 1º livro recentemente, não deu tempo de enviar para muitas editoras.
Tudo é muito novo para mim, quase todo dia recebo uma dúzia de emails com pedidos solicitando ler meu e-book e outra dúzia parabenizando, fiquei assustada com a popularidade que Aldeia de Santo Pedro conseguiu em menos de 3 meses, desde que eu divulguei o e-book na internet.

*Recado da Danielle Sampol para outros escritores...

Para quem quer escrever um livro, é preciso determinação por que demora uma média de 5 a 6 meses para finalizar um projeto, leia muito sobre o tema que vai escrever e tenha uma grande ideia na cabeça, não importa que seja um clichê.
Trabalhe a história primeiramente na cabeça, visualize os personagens e as cenas na cabeça, sonhe acordada (o)... Converse com outros escritores de internet, não tenha vergonha.
Aceite opiniões e críticas, não fique irritado com os feedbacks negativos sobre seu livro, não conte com o apoio dos parentes e amigos próximos. Faça o que seu coração manda. ...

NOS AJUDE A DIVULGAR ESSA IDEIA...
Se você conhece algum outro escritor novato nos informe para podermos entrar em contato, ou lhe envie a entrevista e passe nosso e-mail para que depois possamos publicá-la.  Agradecemos pela colaboração!


Um comentário:

  1. Adorei a entrevista, já li o livro "água" e tem resenha dele lá no meu blog

    Relíquias
    http://reliquiasaline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe um comentário ♥
Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...